sábado, 30 de outubro de 2010

Aula de 27 de Outubro

Quase 30% da população portuguesa reside nas áreas rurais, que ocupam a maior parte do território nacional. Somos um país onde a maior parte do espaço é rural, mas a maior parte da população vive no espaço urbano. A grande área de recursos naturais, humanos e culturais é afectada por dificuldades comuns. Cada vez é maior a diferença entre o espaço urbano e o espaço rural.
As áreas existentes em Portugal são de trêstipos: as áreas predominantes urbanas, onde menos de 15% da população reside em freguesias com menos de 150 hab./km2; as áreas significativamente rurais, onde 15% a 50% da população reside em freguesias com menos de 150 hab./km2 e as áreas predominantemente rurais, onde mais 50% da população reside em freguesias com menos de 150hab./km2. Portugal é um país macrocéfalo.
A multifuncionalidade das áreas rurais implica a pluriactividade que permite o pluri-rendimento, através do desenvolvimento em actividades alternativas e complementares. É possível preservar os valores do turismo, com a fixação de população e o desenvolvimento de actividades económicas sustentáveis, com a aplicação de medidas para que as áreas rurais se desenvolvam.
Portugal é ainda um país "subsidiodependente". A perda e o envelhecimento da população, o baixo nível de qualificação e abandono de terras agrícolas são alguns problemas enfrentados pelas áreas rurais. Estes problemas colocam em evidência o risco de marginilização para as áreas rurais do país.
Recursos endógenos são recursos naturais e humanos próprios de um território, que constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento: património histórico, baixos níveis de poluição e elevado valor paisagístico das culturas. Poderão também constituir elementos de oportunidade a procura de produtos de qualidade, a valorização das energias renováveis e a preservação do ambiente. O carácter multifuncional do sector agroflorestal afirmou-se com uma tripla valência: económica, ambiental e social.
No final da aula analisámos um video sobre a aldeia espanhola de Alberca, onde existe muito turismo durante o ano.
Texto apresentado pela Joana Silva, aluna nº 12 do 11ºD