sábado, 30 de outubro de 2010

Aula de 18 de Outubro

Nesta aula estivemos a ver a matéria dada até agora. Falámos sobre a modernização dos meios de produção, que é muitas vezes dificultada pela pequena dimensão dos terrenos (minifúndios).
O associativismo é uma óptima forma dos agricultores se informarem, de facilitar o acesso ao crédito, etc.
Em 2000, foi criado o Programa de Desenvolvimento Cooperativo – PRODESCOOP, para apoiar cooperativas na área do emprego e da formação.
O rejuvenescimento da população agrícola dependerá da criação de condições de vida atractivas à fixação da população jovem. É fundamental também elevar o nível de instrução e de qualificação dos agricultores. Os pólos de ensino profissional (ex: Escola Agrária de Viseu) são alguns dos contributos para melhorar a formação académica da população agrícola.
Em Portugal a aplicação de produtos químicos na agricultura é mais baixa, comparando com outros países comunitários. O uso de pesticidas poderão provocar ou agravar a contaminação de solos e de águas subterrâneas e superficiais. Os apoios comunitários ao rendimento estão condicionados pelo cumprimento das normas ambientais – eco-condicionalidade, já as práticas favoráveis ao ambiente são apoiadas pelas «Medidas Agro-Ambientais».Hoje em dia é preferir pagar um pouco mais mas ter um produto de qualidade. Os produtores de agricultura biológica têm vindo a aumentar, assim como a variedade de produtos. Portugal exporta alguns produtos de agricultura biológica para outros países europeus. Mas a Europa é ainda deficitária neste tipo de produtos; a produção biológica pode constituir uma forma de aumentar a competitividade de agricultura portuguesa.Texto apresentado pela Joana Fernandes, aluna nº11 do 11ºD