sábado, 30 de outubro de 2010

Aula de 8 de Outubro

Em 1997, a reforma de 1992 é acrescentada pela estratégia definida na Agenda 2000, documento onde se efectiva a integração ambiental na PAC. O seu objectivo era o alcance do bom equilíbrio entre uma produção agrícola competitiva e o respeito da natureza e do ambiente.
Introduziram-se então várias medidas para alcançar a coerência entre as políticas agrícola e do ambiente.
Com a agenda 2000, a PAC passou a estar organizada em duas áreas de intervenção:
-politica do mercado;
-desenvolvimento sustentável das áreas rurais.
A UE passa a aplicar importantes medidas agro-ambientais que vão contribuir para a protecção do ambiente e a preservação do espaço rural. É definido que os agricultores, num período mínimo de 5 anos, devem adoptam técnicas agrícolas compatíveis com a defesa do ambiente, recebendo em troca pagamentos que compensam a perda de rendimentos.
As práticas abrangidas pelos regimes agro-ambientais são:
- a extensificação da agricultura compatível com o ambiente;
- a gestão de sistemas de pastagens extensivos;
- a gestão integrada e agricultura biológica;
- a preservação das paisagens;
- a conservação dos habitats e da biodiversidade.
A Agenda de 2000 reconhece o papel biológico da PAC para a diminuição dos excedentes, o fomento de qualidade e conservação do ambiente na actividade agrícola.Dá-se um grande impulso à agricultta biológica. Ao comprarem produtos biológicos os consumidores estão seguros que 95% do produto é biológico sem a introdução de qualquer químico, que tem controlo oficial, que adopta uma embalagem selada e que ostenta o nome do produtor.
Ainda nesta Reforma da PAC define-se que o desenvolvimento rural está dividido em dois tipos de medidas:
- medidas de acompanhamento (reformas antecipadas, medidas agro-ambientais, reconservaçao da natureza, aposta na silvicultura)
- medidas de modernização (investimento nas explorações agrícolas, acções de formação profissional).
A medida da reforma da PAC de 1992 mais aplicada em Portugal foi o set-aside. Aplicaram-se ainda diversas medidas de acompanhamento, tais como as reformas antecipadas, a reconversão de áreas agrícolas em zonas protegidas e os incentivos financeiros à agricultura biológica.
Texto da autoria da Daniela Mtos, aluna nº 7 do 11ºD.