quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aula de 3 de Novembro

Portugal está entre os 15 países do mundo com maior procura turística (actividade económica que pertence ao sector terciário).
Os principais factores responsáveis por este crescimento são: a redução do tempo de trabalho ao longo de toda a vida, o aumento do tempo destinado a lazer, o aumento do poder de compra e as facilidades concedidas em termos de mobilidade.
Mas, com esta prática de turismo nem só os hotéis ficam a ganhar, mas também toda a região fica: as economias local e regional aumentam, o artesanato fica mais conhecido e os visitantes ou turistas começam a dar o devido valor aos costumes e às tradições daquela região.
O turista é aquele que pernoita, enquanto o visitante é aquele que se desloca por motivos turísticos mas não pernoita. O Estado português beneficia com o turismo pois reduz o seu défice. Após o 25 de Abril de 1974 esta actividade começou a ganhar mais ênfase no país; isto deveu-se aos preços competitivos, à publicidade e marketing, à própria segurança do pais e ao património cultural.
Esta actividade desenvolveu-se mais no litoral: Algarve, Lisboa, Porto, Madeira. Isto deveu-se ao turismo balnear, sendo o Algarve a região que mais turistas acolhe. Dentro do turismo em Portugal temos que ver que os estrangeiros são os que mais visitam e passam férias em Portugal: em cada 10 pessoas 7 são estrangeiras e apenas 3 são portuguesas. Os ingleses são o povo que mais passa férias em Portugal seguindo-se os alemães… Já o turismo em espaço rural tem vindo a aumentar: as vantagens que este turismo produz são o desenvolvimento de novos serviços, a recuperação do património histórico, a revitalização de associações, o apoio ao artesanato local, a conservação da natureza…
Como vimos no filme, o turismo é cada vez mais uma opção para reduzir o défice português e para se ganhar dinheiro.

Texto apresentado pelo José Soares, aluno nº 13 do 11ºD