terça-feira, 9 de novembro de 2010

Notícias sobre o turismo

Segundo o Jornal de Notícias, Portugal registou nos primeiros sete meses do ano um aumento de 8,4 por cento nas receitas turísticas, um crescimento muito superior ao verificado em Espanha. Enquanto em Espanha as receitas turísticas cresceram 1,6 por cento face aos primeiros sete meses de 2009, Portugal registou um aumento muito superior (mais 8,4 por cento), acrescentando 303,8 milhões de euros às receitas do ano passado. Apesar da Espanha ser o segundo maior destino turístico mundial, com seis vezes mais dormidas do que Portugal, o saldo da balança turística portuguesa aumentou 187,6 milhões de euros (mais 9,3 por cento até Julho) enquanto em Espanha cresceu 172,7 milhões de euros (mais 1,2 por cento).
Ainda segundo este jornal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que o turismo na região Norte continua a apresentar índices de crescimento, apesar da actual conjuntura económica. Relativamente ao mês de Agosto deste ano, os proveitos totais da região ascendem aos 30,3 milhões de euros, representando um crescimento homólogo de 15,9%. A média de crescimento nacional situa-se nos 9,8%. Também o número de dormidas registou uma melhoria de 1,4% face ao mês de Agosto de 2009, perfazendo um total de cerca de 603 mil dormidas. Estes números indiciam um aumento na procura da região no Verão. Agosto vem completar um total de quinze meses de crescimento progressivo nas dormidas no Porto e Norte de Portugal, sendo a única região do país a alcançar este registo.
Foi referido que premiar o trabalho desenvolvido por toda uma região e dar a conhecer uma zona menos conhecida pode ser mais uma forma de incentivar a entrada de turistas nacionais e estrangeiros.
Fonte: Jornal de Notícias
Notícias apresentadas pela Ana Rocha, aluna nº 2 do 11ºD