terça-feira, 9 de novembro de 2010

Agricultura ligada às novas tecnologias

Muitos ativistas têm lutado pela preservação da Natureza. Um deles é Miguel Paisana, que se juntou a um grupo de amigos e criaram uma horta comunitária, a Couves para Todos.
A sua horta, com 100 metros quadrados é aproveitada ao máximo com abóboras, tomates, alfaces, beringelas, entre outros vegetais.
A Junta de Freguesia de Monte Abraão cedeu-lhes um terreno baldio, o qual tornaram numa horta urbana, com o objectivo de dinamizar as grandes urbes.
O grupo de amigos foi rapidamente apadrinhado pelos agricultores do bairro, com quem foram aprendendo. Actualmente são eles que ensinam novas técnicas aos agricultores, para que as hortas sejam consideradas auxílios à subsistência.
Tentam fazer uma agricultura tradicional e biológica, utilizando água de uma ribeira e fertilizantes das cavalariças.
A internet serve de recurso a novas práticas e truques sobre a agricultura, e é através do correio electrónico que decidem diariamente quem será o responsável pela rega da horta.
Miguel e os seus amigos afirmam que gostavam que houvesse mais pessoas interessadas em participar, para partilharem o conhecimento. Apesar disso, já contribuíram para um ambiente urbano melhor e continuam motivados.
Fonte: revista Visão
Notícia apresentada pela Ana Rosa, aluna nº3 do 11ºD