quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O potencial da agro-indústria

Segundo o Jornal de Notícias, os países planeiam agora o período “pós-crise” financeira e económico, e apostam no desenvolvimento económico sectorial, na atracção de investimento (nacional e estrangeiro), no incremento da inovação e na exportação. É realçado o papel importante, para Portugal, do sector agrícola.
Embora o potencial da agricultura tenha vindo a ser globalmente substimado, o nosso País tem enormes potencialidades naturais (climáticas e de solo) para produzir produtos agrícolas de excelente qualidade, devendo reconverter o sector para novas apostas. Por exemplo, quer a produção integrada - que permite o cultivo de uma área mais ampla que a agricultura biológica - visando obter produtos de qualidade e utilizando recursos naturais que permitem a redução de custos de produção por hectare, quer a agricultura biológica são duas áreas com forte potencial de crescimento no nosso País.
Por outro lado - e dado que na actual conjuntura internacional, as economias competitivas serão aquelas que melhor controlarem as tendências do mercado internacional, encorajando a emergência de clusters competitivos - inovar no sector agrícola e torná-lo estratégico no futuro é um desafio a que Governo e empresários portugueses precisam responder. Daí que o reforço para 2010 para as agro-indústrias e a nova linha de crédito para a agricultura e pecuária expresse a concretização de medidas de carácter excepcional neste sector. Com a criação destas linhas de crédito para as empresas agrícolas e pecuárias e o reforço da linha já existente destinada às empresas florestais e agro-industriais - aprovada em 10 de Dezembro último - o Governo procura agora encorajar e facilitar o investimento neste sector económico.
Uma vez que em Portugal a dependência alimentar é, e será, uma preocupação estratégica para o desenvolvimento do país, reconsiderar o regresso à agricultura e apostar na agro-indústria parece incontornável.
Fonte: Jornal de Notícias
Texto apresentado pela Ana Rocha, aluna nº 2 do 11ºD