segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aula de 8 de Novembro

Na aula do dia 8 de Novembro debatemos a sustentabilidade do turismo e o desenvolvimento dos produtos de qualidade.
Dentro da sustentabilidade do turismo vimos que o turismo nas áreas rurais deveria ser planeado no respeito pelo ambiente e pelos valores culturais locais, promovendo a qualidade na oferta e incentivando à redução da sazonalidade (mais emprego só em algumas épocas do ano, como é o caso de Portugal).
O turismo é muito importante para as áreas rurais, mas esta actividade também comporta alguns riscos que é necessário precaver de modo a garantir a sua sustentabilidade.
Em Portugal existem várias regiões que estão agora a apostar no turismo em espaços rurais como é o caso da barragem do Alqueva e o litoral alentejano.
Estas regiões devem planear e promover o turismo de uma forma sustentável, evitando problemas que ocorrem noutras regiões como: a muita construção de alojamento; o subaproveitamento do solo agrícola; a valorização dos terrenos que leva à corrupção; a falta de formação profissional; a massificação das formas de turismo; a degradação dos recursos naturais e a desfiguração da paisagem.
A actividade turística nas áreas rurais deve ser entendida como um equilíbrio com as actividades tradicionais e inserida na industria e educação.
Dentro do desenvolvimento dos produtos de qualidade vimos que as produções animais e vegetais tradicionais devem ser preservadas mas também promovidas. A maioria dos produtos regionais é obtida através de sistemas extensivos que lhes dá maior qualidade, uma imagem regional ajuda à sua valorização, cada vez mais a procura destes alimentos tem vindo a aumentar, estes produtos constituem uma importante via para a obtenção de rendimentos suplementares (desde que não sejam subsidio dependentes). A União Europeia já reconheceu que este tipo de produções é importante.
O artesanato é também uma forma de criar emprego nas áreas rurais, esta actividade deve ser promovida para que não se extinga.
Texto elaborado pela Raquel Ferreira, aluna nº 15 do 11ºD