quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Transportes públicos: fatalidade ou erro de gestão?

Segundo o Diário de notícias no que se refere aos transportes colectivos em Lisboa a sua eficiência é baixa, em grande parte devido à má gestão das empresas que prestam estes serviços. Com efeito os autocarros não podem deslocar-se a velocidades médias mais altas porque as ruas por onde circulam estão frequentemente estranguladas por veículos mal estacionados e por muitos veículos circularem ocupados apenas por uma pessoa. 
Esta situação poderia ser resolvida se for organizado um sistema constituído por parques de estacionamento em locais estrategicamente colocados fora da cidade de forma a que os condutores aí deixem os seus carros, deslocando-se para os seus destinos em autocarros ou comboio devidamente conjugados com o metropolitano e transportes fluviais.
Para haver uma boa eficiência destes transportes públicos deviam ser tomadas medidas tais como, no início da manhã e no fim da tarde as vias essenciais de acesso não poderiam circular carros particulares, respectivamente nas entradas e nas saídas. Também teria de haver uma rede conjugada de linhas de deslocação com todos os meios incluídos, não esquecendo o importantíssimo meio que é o peão.
Notícia apresentada pela Ana Rocha, aluna nº2 do 11ºD