sábado, 8 de janeiro de 2011

Exemplo de elevação de uma cidade que não trouxe benefícios

Segundo o Jornal de Notícias a elevação da Senhora da Hora (freguesia e cidade do concelho de Matosinhos) a cidade não trouxe quaisquer benefícios. Esta cidade é caracterizada como uma cidade-dormitório; até mesmo moradores concordam com esta caracterização e lamentam-no.
Sofreu um grande impulso após ter passado a vila, em 1986. Actualmente, com 33 mil habitantes, a Senhora da Hora aloja alguns dos mais importantes equipamentos do concelho de Matosinhos, como o Hospital Pedro Hispano, duas faculdades, o Estádio do Mar, o NorteShoping e um interface do metro, o que atrai muitas pessoas de fora.
A 12 de Junho de 2009 foi elevada a cidade. Mas, um ano depois ninguém sentiu benefícios dessa alteração administrativa. É sobretudo o orgulho de se dizer que se vive numa cidade...
Só dentro de três ou quatro anos é que a cidade estará toda transformada. Para tal, será necessário ganhar uma nova centralidade e uma nova avenida, que é um grande sonho dos moradores e  concretizar outros vários projectos. Para que deixe de ser uma cidade-dormitório, o que aconteceu devido à perda de todas as indústrias e de ter apenas um serviço. O facto de as pessoas irem morar para lá é devido ao facto deste local oferecer alguma qualidade de vida, apesar das casas serem caras.
Fonte: Jornal de Notícias de 11 de Junho de 2010
Notícia apresentada pela Ana Rocha, aluna nº 2 do 11ºD