terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aula de 17 de Janeiro

Renovação urbana é a demolição total ou parcial de edifícios e estruturas, de uma determinada área que é recuperada com novas funções e por uma classe mais favorecida. Nesse local surge uma nova área mais moderna e atractiva, melhor equipada e mais bem servida de acessibilidades.
As acções de renovação urbana incidem sobre áreas degradadas e/ ou subaproveitadas, que geralmente obedecem a um processo de planeamento urbanístico decidido pelo poder politico.
A renovação de espaços urbanos pode implicar o realojamento da população a viver em edifícios ou bairros degradados.  Este problema, existindo um pouco por todo o país, assume uma maior gravidade nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, pelo que foi criado em 1993 um Plano Especial de Realojamento - PER. Promove a erradicação de bairros de habitação precária, proporcionando aos municípios apoios par realojar as famílias em habitações de custos controlados. Para complementar foi criado o PER – FAMÍLIAS, que apoia as famílias na compra de casa própria ou na realização de obras de reabilitação numa habitação noutro local.
O realojamento dos moradores dos bairros de habitação precária é também uma forma de combater a marginalidade.
URBAN foi criada em 1994, com objectivo de intervir nas áreas urbanas mais críticas do ponto de vista sócio económico, com problemas de desemprego, pobreza, exclusão social, entre outros. A articulação desta iniciativa com outros programas nacionais e comunitários, permitiu a qualificação social e urbanística destas áreas.
Há outras acções se incidência social que poderão também contribuir para melhorar a qualidade de vida no espaço urbano. São exemplos:
- A melhoria da gestão do tráfego urbano (construção de mais parques de estacionamento na entrada das cidades);
- O alargamento dos serviços de acompanhamento de crianças e jovens, que diminuam as situações de risco social;
- Desenvolvimento de serviços de apoio à população idosa que diminua as situações de solidão;
- Aumento do número de espaços verdes, a promoção da melhoria dos já existentes e a construção e optimização de equipamentos colectivos.
Texto apresentado pelo Nuno Duarte, aluno nº 14 do 11ºD