quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Despovoamento chega ao litoral

Segundo o Jornal de Notícias, a batalha contra o despovoamento chegou também a concelhos do litoral, que lutam por ter mais habitantes com incentivos à natalidade. 
Caminha e Nazaré são dois pequenos concelhos do litoral que já apostam neste tipo de incentivos. Integrados em zonas do litoral com dinamismo económico e demográfico, a prioridade é extinguir a perda de população para outros concelhos maiores e mais atractivos e regular a organização no território. 
A discriminação positiva das freguesias do interior, para tentar extinguir a progressiva fuga de gente para o litoral do concelho é uma medida a ser utilizada. Regista-se um crescente fluxo migratório do interior para o litoral do concelho, deixando as freguesias das faldas da Serra d'Arga, como exemplo, cada vez com menos gente. E é essa tendência que se procura extinguir, com os incentivos referidos. 
Assim, estão a dar nas freguesias do interior do concelho, aos casais, 750 euros pelo primeiro filho e 1000 pelo segundo e seguintes, valores que, no litoral, se ficarão, respectivamente, pelos 500 e 750 euros. Isto é uma forma de apoiar as famílias do concelho, com o objectivo de aumentar a natalidade nos concelhos despovoados que é uma das medidas que o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses defende, destacando que a muito baixa fecundidade nacional seja encarada como um problema do país e não apenas do interior. 
Fonte: Jornal de Notícias, 9 de Fevereiro de 2009
Notícia apresentada pela Ana Rocha, aluna nº 2 do 11º D