sábado, 11 de dezembro de 2010

Aula de 10 de Dezembro

A aula de 10 de Dezembro foi dedicada à análise da localização das indústrias nas áreas urbanas.
Dinâmicas recentes de localização industrial no espaço urbano:
- Regeneração de antigos espaços industriais localizados no interior da cidade com o apoio dos poderes públicos;
- Saída da indústria da cidade para parques industriais localizados na periferia servidos de boas vias de comunicação.
As áreas centrais urbanas continuam a atrair novas actividades industriais. Estas tendem a instalar-se em antigos estabelecimentos industriais abandonados ou em torno de espaços associadas a actividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e este fenómeno que abrange:
- PME´s (pequenas e médias empresas) de sectores tradicionais, como a indústria têxtil, de mobiliário ou de cerâmica;
- Empresas inovadoras em sectores na fronteira entre a indústria e a prestação de serviços, como o audiovisual, a moda ou o software.
Estas empresas modernas são atraídas:
- pela especialização do mercado do trabalho;
- pela presença de importantes clientes;
- pelas vantagens da proximidade a universidades e laboratórios de I&D e serviços intensivos em conhecimento.
Não requerendo espaços de grande dimensão, as empresas inovadoras podem suportar rendas mais elevadas. Já as empresas de sectores tradicionais procuram instalar-se em áreas urbanas que guardam por uma intervenção de requalificação urbana.
Nos últimos anos têm surgido um conjunto de pólos tecnológicos (tecnopólos). Constituem uma variante particular de parques empresariais de iniciativa pública e privada que associam investigação científica e empresas de alta tecnologia.
O esgotamento e a valorização do solo na Área Metropolitana de Lisboa levaram as empresas a procurar outros espaços infra-estruturados a preços mais baixos para instalar novos estabelecimentos.
O Carregado situa-se a norte da grande Lisboa, beneficiando de um bom nível de acessibilidades. Outros factores importantes para a captação de empresas para o Carregado foram a sua proximidade aos principais mercados em particular à AML e disponibilidade local de mão-de-obra. Instalação do primeiro Outlet do país (Campera Outlet Shopping). Predomínio de bons acessos rodoviários e ferroviários.
Texto apresentado pelo Bruno Ferreira, aluno nº 5 do 11º C