quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sector dos transportes à beira do abismo

Segundo o Jornal de Notícias, o sector dos transportes públicos em Portugal "está à beira do abismo" e existe "má gestão" por parte do accionista Estado. Refere que o sector tem uma dívida acumulada de cerca de 10% do PIB. Há uma grande irresponsabilidade dos responsáveis políticos.
Anunciam como principais problemas, o sistema complexo montado nos transportes públicos, existindo em Lisboa mais de 500 títulos diferentes, uma base tarifária média muito inferior ao custo médio por passageiro ou a política dos chamados passes sociais, que não têm critérios sociais.
Como soluções defende-se a necessidade de repensar os investimentos e a sua racionalização para critérios orientados não para as necessidades do país, mas para as suas possibilidades, uma orientação clara do papel do Estado no sector; nas empresas, é defendida a sua reestruturação, e mesmo a possibilidade de começar do zero em termos de dívida, recorrendo a um parqueamento de dívida através de sociedades veículo e contratualização do serviço público.
Notícia apresentada pela Ana Rocha, aluna nº 2 do 11º D