quarta-feira, 11 de maio de 2011

Comboio no Porto tirou 5381 camiões da estrada

Segundo o Jornal de Notícias, a ferrovia ajudou a infra-estrutura portuária a crescer 30% em 2010. Destaca-se o comboio do porto de Aveiro que transportou 123 mil toneladas nos primeiros oito meses de vida, contribuindo para o crescimento de 30% da infra-estrutura em 2010. A ferrovia aliviou igualmente as vias rodoviárias, retirando 5381 camiões da rota do porto. Mais de 123 mil toneladas de mercadorias foram transportadas através da nova linha ferroviária para o Porto de Aveiro (PA). Até final de Novembro, a ferrovia permitiu retirar das estradas 5381 camiões, baixou os custos logísticos de exportação e alargou a área de influência do porto.
Anuncia que neste momento é o terceiro porto do país a fazer movimentação de mercadoria ferroviária; atrás encontram-se Setúbal e Sines. O objectivo é que, em cinco anos, a ferrovia atinja 15% do movimento portuário. Foi um investimento público que se está a tornar produtivo e com o tempo se tornará mais reprodutivo, porque as empresas vão querer exportar mais, sem a criação da ferrovia, o crescimento do porto, que, contrariando o panorama nacional, em 2010 deverá atingir os 30%, teria sido muito mais fraco. Sem a ferrovia e a obra de acessibilidade marítima que se quer criar no próximo ano a viabilidade do PA seria posta em causa. Todo o investimento que está aqui não poderia ser rentabilizado, diz o JN.
A ferrovia tem ajudado, acima de tudo, a potenciar as exportações, pois é usada, maioritariamente, para transportar cargas para o Porto de Aveiro e muito menos para distribuir cargas que tenham chegado por via marítima. As exportações aumentaram significativamente, o que mostra que temos um papel importante no crescimento da economia nacional.
Notícia apresentada pela Ana Rocha, aluna nº2 do 11º D