segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aula de 27 de Fevereiro

No passado dia 27 de Abril, falámos na aula de Geografia acerca dos transportes. Vimos que até meados do século XX se falava em distâncias absolutas, medidas em Kms. Com o desenvolvimento dos transportes, surge o conceito das distâncias relativas – relação entre distância e tempo/custo - o espaço absoluto distende-se ou comprime-se em função destes factores.
Surgem assim os mapas distorcidos. Estes representam a sobreposição de 2 mapas que torna evidente os espaços com maior e menor acessibilidade - grau relativo de facilidade em termos de tempo e custo com que se alcança um determinado lugar. O interesse das pessoas passa a ser o custo e a duração das viagens, ao invés da distância absoluta.
·         Portugal e a política comum dos transportes
O Tratado da União Europeia tem como principal objectivo na área dos transportes a criação de redes transeuropeias homogéneas em toda a Europa.
O Programa Operacional de Acessibilidades e Transportes visa um melhor funcionamento do mercado interno e o reforço da coesão económica e os seus principais objectivos são:
Qualidade e eficiência dos corredores de transportes;
- Promoção da multimodalidade (combinação dos vários meios de transporte
 Logística (planeamento e gestão dos transportes de mercadorias)
 Coesão nacional e mobilidade sustentável.
Texto elaborado pela Ana Carolina Fernandes, aluna nº 1 do 11º D