segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aula de 29 de Abril

     Portugal tem corredores de ligação a Espanha e ao resto da Europa. É um projecto de ligação multimodal (conjunção de vários modos de transporte), abrange acessibilidades rodoviárias, ferroviárias, portos e aeroportos e está vocacionado para aproximar Portugal do resto da Europa. Melhora ligações de rede ferroviárias dos Portos de Sines e Aveiro às principais cidades espanholas e daí o resto da Europa; e integra Portugal na Rede Europeia de Alta velocidade.
     Portugal nas Placas giratórias nas rotas intercontinentais tem uma posição geoestratégica da Península Ibérica que sai reforçada com lugar de cruzamento de vários eixos de ligação, fornecendo uma situação centralidade à escala mundial. Para tal são tomadas medidas (para tornar Portugal a porta de entrada e saída dos produtos): Articulação das redes e existência de interfaces (espaços onde os modos de transporte se articulam); Reforço do papel dos portos comerciais da fachada Atlântica ocidental e a aposta no transporte multimodal.
     Portugal na Politica Comum dos transportes verifica-se o aumento da contentorização (especialização do transporte em mercadorias em contentores universais) veio criar condições favoráveis ao desenvolvimento de articulações multimodais (rodo-ferro-marítimo).
     O transporte rodoviário tem como principais vantagens: maior mobilidade e flexibilidade; transporte porta a porta; mais prático e económico para curtas e médias distâncias; crescente grau de especialização; investimentos não muito elevados; nos transportes de passageiros tem preços competitivos; no transporte individual está liberto de horários rígidos. 
     E tem como principais desvantagens: ocupação de grandes espaços; impacto territorial negativo; impacto ambiental negativo; consome grandes quantidades de energia (combustível); origina saturação e congestionamento; dificuldades de estacionamento; reduzida capacidade de carga; elevados custos de construção e manutenção; crescente insegurança ( taxa de sinistralidade elevada). 
Texto elaborado pela Ana Rocha, aluna nº 2 do 11º D