quinta-feira, 10 de março de 2011

Aula de 14 de Fevereiro

Na aula do dia 14 de Fevereiro falámos sobre os diferentes limiares de procura que estão associados às condições de produção e às economias de escala e diferentes procuras por habitante.
Lisboa apresenta uma área de influência muito mais larga do que o Porto, o que demonstra a macrocefalia do nosso país.
Falámos também da inserção de Portugal na rede Urbana Europeia, que contém dois eixos urbanos. O eixo principal é o que vai do Reino Unido à Itália e que passa pela Suíça, França, Bélgica, Alemanha e Holanda. O eixo urbano secundário que vai de Lisboa até Estocolmo que atravessa o eixo urbano principal e que está na origem da ligação ferroviária por TGV.
Em Portugal o sistema urbano é monocêntrico.
A ligação a Espanha alargou a litoralidade de Portugal reforçando as relações entre os dois lados da fronteira. A maior parte das cidades da Península Ibérica aumenta a sua população sobretudo as cidades de média dimensão.
Os principais corredores ibéricos
Portugal retira vantagens de inserção da rede urbana nacional no sistema Ibérico: potencia-se o policentrismo desde território, com a dotação de bons eixos rodoviários e ferroviários; fomentam-se as exportações e as ligações ao exterior; todo o Interior pode sair beneficiado, devido ao desenvolvimento das redes transfronteiriças.
Texto apresentado pela Raquel Silva, aluna nº 16 do 11ºD